quinta-feira, janeiro 11, 2007

Super System

Vamos continuar com a tradução dessse maravilhoso livro de poker. Algumas pessoas têm-me criticado por essa iniciativa mas sei que o que me importa são os comentários positivos de quem deseja de coração aprender a jogar esse jogo fantástico que é o poker. Abraços a todos e degustem essa tradução.


Capítulo 1: Estratégia Geral do Poker- Tells (Pistas)
Tells (Pistas)- Procure-as e as encontrará

Uma vez que você descobriu o estilo básico de determinado jogador, não cometa o erro de pensar que ele irá jogar da mesma maneira todos os dias da sua vida. Às vezes um jogador faz um esfoço consciente para mudar a sua maneira de jogar. Mais freqüentemente, no entanto, seu humor atual afeta o seu jogo.
Alguns dias, as pessoas têm mais espírito de jogo que em outros dias. Se um homem não sente como jogar, e foi envolvido de qualquer maneira em um jogo, ele jogará fora a mão dele muito facilmente. Ele pode ser blefado.
Mas se você vê outro sujeito sentado com um chiclete lá, e balançando sua perna pra cima e pra baixo, você sabe que ele está ansioso para entrar em ação. Ele veio jogar. Você tem que controlá-lo com precaução. Não é seguro blefá-lo e nem ao menos tentar.
Quase todos jogadores têm pistas (tells)... esses movimentos denunciantes são quase que como revelando, para um rival que os reconheceu, como lhe mostrando de fato sua mão.
A pista (tell) mais comum é o pulso no pescoço de um homem. Em muitas pessoas o pulso no pescoço é visível. Nesse caso, um homem não pode esconder isto, desde que ninguém pode controlar a batida do coração deles em situações de tensão. Quando você vir o pescoço de um homem apenas pulsando, ele está excitado, e normalmente está excitado porque está blefando.
Você pode ter ouvido alguém perguntar para outro jogador: "Quão profundo você é"? Esta pergunta às vezes é uma tentativa para estabelecer uma pista (tell). (A pergunta significa: quanto dinheiro você tem na sua frente?) É válido saber. Não acho que o jogador seja obrigado a lhe falar, embora eu tenha ouvido de ambas as formas.
Perguntas como estas valem ser perguntadas por razões psicológicas. Quando um homem está sob pressão, a voz dele pode quebrar , e então você sabe algo sobre a atitude atual dele.

Quando estou jogando em um grande pote, não me deixo envolver por conversação

Até mesmo reais profissionais são suscetíveis. Uma vez eu tive uma pista (tell) no Puggy Pearson. Toda vez que ele colocava as fichas dele em cima da mesa e apostava, ele estava blefando. Ele deve ter feito isso por seis meses antes que alguém descobrisse e o contasse.
Outra vez, Amarillo Slim Preston me falou que quando eu estava contando minhas fichas e as apostava, era porque eu tinha jogo, e quando eu estava blefando eu apenas as empurrava sem contá-las. Essa é a única pista que alguém me falou que eu tinha, mas creio que deva ter bem mais.
Todos os Profissionais de primeira categoria têm uma defesa contra pessoas que usam pistas (tells) contra eles. Às vezes quando eu estiver blefando, eu digo alguma coisa particular, como" gee whiz", de forma que as pessoas conectarão isso com blefe. Mas da próxima vez que eu disser "gee whiz", eu não estarei blefando.
Com muita experiência, você não só pode aprender se um homem está blefando ou tem uma mão de qualidade, com também as cartas que ele segura agora. Isto é que as pessoas querem dizer quando disserem que um jogador particular pode "pôr um homem em uma mão". Minha habilidade natural ao longo destas linhas contribuiu muito para o meu sucesso.
Eu me lembro de jogar uma partida onde você poderia saber o que Jimmy Cassella tinha apenas pelo valor que ele aumentaria (raise). Esta é a única coisa que você tem que saber. Com um AT no hold'em, ele elevaria cerca de $100; com um AJ, ele elevaria cerca de $125, e assim sucessivamente.
Outros jogadores têm padrões que, enquanto menos pronunciado, definitivamente são visíveis a um profissional de poker. Você leva em conta o modo que eles estão sentando, os hábitos préviosde jogo deles, como eles apostaram (bet), e freqüentemente até mesmo o tom das vozes deles. É tudo que se tem de saber sobre qualquer coisa em particular.

Um comentário: