quarta-feira, março 07, 2007

Continuação do Super System

Capítulo 1: Estratégia Geral do Poker- Administração do Dinheiro

Nunca fui conservador sobre administração de dinheiro como a maioria das pessoas prósperas é. Eu não penso que o seu Bankroll é o único fator que você deveria considerar em decidir se deve jogar em jogos de limites altos.
Se o jogo clama para ser jogado, e se é um jogo bom, e se você não está cansado, você deveria tentar este jogo até mesmo se for mais alto que você regularmente jogaria. E você deveria ficar nele até que o jogo fique ruim ou você se canse.
Claro que você toma essa decisão dentro do razoável. Qualquer hora você aumenta tanto seu Bankroll que se você perdesse, realmente o afligiria, você provavelmente perderá. É duro jogar seu melhor debaixo de tanta pressão.
Prefiro usar julgamento em jogos individuais em lugar de regras duras, mas se você quer tal regra, eu sugeriria que você não jogasse $10 de limite até que tivesse pelo menos $1.000 de Bankroll (não de Buy-in).
Para jogar No Limit de $5, $10, $25 e $50 (quatro blinds), você precisaria de cerca de $10.000.
Há muito tempo tem sido assim, desde que eu estava sem dinheiro, e sempre que eu jogava sem dinheiro, eu jogava desesperado. Eu entrava muito depressa num jogo e geralmente não tinha Bankroll pra isso.
Se você tem um Bankroll limitado, esteja certo de poder adquirir nas aspostas o máximo que você puder com o seu dinheiro. Esse é um fator importante para considerar na escolha dos seus jogos. Se você tem só uma quantia pequena de dinheiro para investir em um jogo, e se você tem uma escolha larga de jogos (como há em Las Vegas), você pode jogar melhor um jogo No Limit pequeno do que um jogo de limite grande.Se você tem $10.000 que pode dispor a perder no jogo, você pode jogar melhor uma mesa de No Limit, simplesmente porque se você tiver sorte, você poderia ganhar de verdade e seu Bankroll ficar bem saudável.
Quando eu entro num jogo de No Limit, quero ter muitos cheques na minha frente como qualquer pessoa à mesa, ou mais. Eu não tenho medo, e você não deveria ter nenhum medo, por ter tirado uma mão e apostado a pilha inteira. Todos os seus esforços no Poker são direcionados para apostar em uma posição em que você possa ter uma mão que vlha isto. Quando essas oportunidades acontecerem, você não quer se limitar na quantia de ação você pode aceitar.

Sempre jogue por fichas, ao invés de dinheiro

Fichas são fáceis de ganhar. Um monte de fichas valendo $5 é o mesmo que um monte de fichas valendo $20, desde que não tenham a mesma cor. Se você apostar contra um homem, $20.000 em fichas de $500, somente serão 40 fichas, ou dois cacifes. Mas se você apostá-lo em notas de $100, estaria com uma grande pilha de dinheiro, e colocaria medo nele.
A maneira para convencer uma pessoa a converter dinheiro em fichas é mostrar pra ela que leva muito tempo contando notas. É uma razão legítima para mudar pra fichas, embora você realmente não esteja fazendo.
É também bom, para sua própria vantagem, pensar em fichas como unidades, e não como dinheiro. Você pode considerar como dinheiro antes ou depois do jogo, mas durante o jogo é apenas um jogo, e as fichas são unidades. Você está tentando ganhar quantas unidades puder.
Este conceito não é realmente único no pôquer, quando você pensa nisto. Todos os bons homens de negócios percebem que eles têm que ter padrões diferentes do que constitui estravagância no negócio, e o que constitui extravagância nas vidas deles fora de negócio.E o padrão que eles fixaram para negócio é freqüentemente mais liberal. Eles percebem que a casa, ou o carro que eles compram para o uso privado tem que ser pago com os lucros, em vez do capital operacional.
Assim, quando eles precisam de um peça nova de equipamento para fazer para mais alguns dólares de lucro, ou só manter a extremidade competitiva deles, profissionais de poker não dizem pra si mesmos: "eu poderia compra uma casa nova com este dinheiro que estou arriscando num jogo de poker?" Eles percebem que é capital operacional, e não lucro, e então não realmente disponível à compra daquela casa nova ou carro, de qualquer maneira.
Tudo eu estou lhe dizendo que faça é aplicar os mesmos princípios sãos ao negócio de jogar pôquer e isso me faz lembrar de uma história.

Lowball Pete e o seu amigo Shorty

Esse cara chamado Lowball Pete avaliou a casa do seu amigo Shorty e disse a ele: "Eu tenho que ter um pouco de dinheiro, meu bebê não tem comida e o aluguel está atrasado e serei despejado." Então Shorty que era muito amigo de Pete disse:"bem , eu entendo, aqui estão $100." Pete disse:"ok,Shorty, eu te pagarei assim que puder."bem, eu sei disso. Onde você está indo agora?" Estou indo para a casa de Al onde eles têm um jogo de Lowball a $200 o limite justamente agora." E Shorty disse:"bem, que diferença isso faz, como você vai jogar?" E Pete disse:"oh, eu tenho dinheiro pra ISSO."
O fator que realmente determina que tipo de jogo vai ser não é o próprio limite em si, mas o tamanho da ante em relação ao limite. Se você está jogando com um limite de $10 e pondo de ante $1 você tem que jogar mais liberalmente do que se fosse só $0,25.
Esta informação é muito importante porque é algo que você já pode averiguar antes de você se sentar e arriscar qualquer parte de seu dinheiro.
Estas informações e todas as outras informações que você puter coletar no pré-jogo (como o tipo de jogadores que os seus oponentes são) deveria ser pesado contra a seguinte consideração: quão grande é a tua grana pra ganhar?
Suponha que a ante esteja tão alta, e os jogadores são tais, que você terá que envolver $8,000 ou $9,000 de seu próprio dinheiro para ganhar, mas os jogadores têm só aproximadamente $30,000 entre eles na mesa, e você sabe que eles não trarão mais nenhum dinheiro provavelmente ao jogo, se eles perderem isso. É bem duro adquirir mais que cerca de metade do dinheiro em um jogo, assim $15,000 seriam um grande ganho.
Ao entrar nesse jogo, você estaria arriscando $8,000 ou $9,000 para ganhar um máximo de $15,000, até mesmo se você adquiriu as melhores mãos da sua vida e jogou o máximo com elas.
Eu posso me lembrar de perder $98,000 em um jogo que não deveria perder $10,000. Eu poderia ter ganho só $30,000 ou $40,000. . . e fazendo isto, eu teria tido que quebrar todo o mundo lá.
Assim este conselho chega a lhe dizer que faça o que eu digo, e não como faço. Eu acredito que uma pessoa deveria tentar aprender por assistir aos erros de outro homem. É mais barato que aprender dos próprios dele.
Você tem que fixar um limite mais rígido em suas perdas se você estiver jogando Limit Poker do que se estiver jogando No Limit, porquê é mais difícil recuperar o dinheiro de volta num jogo onde o pote é limitado.
No jogo com limite, se você se acha perdendo constantemente em cima de um período significante de tempo e você sente que as cartas não têm vindo com tanta frequência, até mesmo o jogo pode ser muito duro para você. Dê um tempo, e não volte até que algo mudou para lhe fazer mais do que um favorito - como a ausência de alguns jogadores muito bons que estavam lá antes, ou o sentimento que você melhorou seu próprio jogo.

4 comentários:

G B L disse...

orra....ai sim!
pensei q tinha parado!

abrazz,

-G B L-

Wolverine disse...

Não cara, foi pq tive umas complicações, hehehehe. Mas tou continuando. Espalha para a galera q gosta de poker. Abraços

Logan

G B L disse...

blz.....pode dexá!

-G B L-

Anônimo disse...

cara, vamos lá força pra terminar o livro
abraços