sábado, dezembro 16, 2006

Oi, galera. Hoje vou descrever uma jogada q me aconteceu num torneio ao vivo aqui em Recife. Eu tinha cerca de 30.000 em fichas e meu oponente tinha cerca de 35.000. Eu vou falar por último na jogada. Vou mostrar como eu joguei errado e ao mesmo tempo certo. Vcs podem achar estranho esse fato, mas o poker é tão subjetivo q cabe aqui uma observação: numa mesma jogada vc pode estar jogando certo e perder e jogar errado e perder. Como tb jogar certo e ganhar e jogar errado e ganhar. Aí é q reside a fascinação desse jogo. Onde situações podem mudar de repente. A jogada foi a seguinte e me eliminou do torneio.

Paulo: 1º lugar em fichas e primeiro a falar
Eu: 2ºlugar em fichas e estava no dealer.
Blinds: 1.000/2.000
4 era o número de jogadores na mesa, mesa final do torneio

Paulo eleva a aposta para 5.000. Os outros dois saem. Eu apenas pago a aposta dele.

Flop: AK10

Paulo eleva para 5.000. Aí eu penso: " 'A' ele tem. Ele está querendo saber o valor da minha mão. Se eu tenho 'A' ou não. Vou simular uma trinca ou dois pares, pra ver se ele se espanta." Depois de pensar assim, eu aposto tudo, volto de all-in. Ele imediatamente paga. Então vem a surpresa. Ele mostra A1o e eu A6. Ele fez dois pares no flop e eu só com um par de A q não me ajuda em nada. O turn vem um K. Nesse ponto o jogo se reverte, pq embora não tenha chance de ganhar, estamos empatados agora e vamos dividir as blinds. Mas o inesperado acontece: no river vem um 10 e eu sou eliminado com um full house de 10 com A. Saio da mesa satisfeito por ter jogado bem todo o torneio, ganho uma graninha e começo a ser respeitado aqui em Pernambuco como um jogador de torneio, pq aqui sou conhecido por ser muito bom no cash game, mas sempre me dava mal nos torneios. Agora vamos fazer uma análise da mão e de suas apostas.
A aposta incial de Paulo de 5.000 foi certíssima pq ele tina um 'A' e um kicker relativamente alto para um jogo com 4 pessoas. Eu ter pago pra ver o flop foi tb uma jogada certa. Pq nesse estágio do torneio eu queria acumular mais fichas para poder chegar no heads-up bem recheado. Até aí minha jogada foi correta. Mas tb foi errada. Aí vc pode dizer: pq? Eu digo q foi errada pq eu estava com um kicker baixo e ele demonstrou força ao apostar 5.000. Ao pagar tentei simular um par de mão médio ou baixo.
No flop ele mostrou um pouco de fraqueza. Pq ele deu um bet baixo em relação ao pote, q já estava bem gordinho nesse momento, pois já tinha 10.000 de nossas apostas mais 3.000 das blinds perfazendo um total de 13K. A aposta dele de 5.000 se mostrou como um bet de informação. Então eu penso: "Ele só fez um par de 'A' e está tentando me ler." Aí, usando da posição, volto de all-in. Nessa hora ele não pensa e paga com rapidez. Acho q esse call pode ter sido precipitado. Pq eu poderia ter uma trinca de 10, q ganharia fácil dos dois pares dele e ainda prenderia o par de 10 q ele tinha. Ou seja, as chances dele se reduziriam a nada. Já no meu caso, eu errei em ter dado o all-in pq eu tinha o par de ‘A’ mas ele poderia ter um kicker maior ou ter feito dois pares, o q acabou acontecendo. Já disse q o turn trouxe outro K nos dando um empate q só poderia ser batido por um dos dois 10 q faltavam. E como vcs já sabem o q aconteceu, o outro 10 aparece no river me matando completamente. Esse é o tipo de jogada em q ambos jogaram certo e errado ao mesmo tempo, porém Dona Sorte não sorriu pra mim. Espero q tenham gostado da análise e do desenrolar da jogada. Um abraço a todos e segunda-feira postarei aqui o começo da tradução da parte 5 do Harrington on Hold’em Volume I onde ele fala dos tipos de apostas antes do flop. Vai ser muito bom disponibilizar isso pra vcs.

Logan

Nenhum comentário: