sexta-feira, agosto 03, 2007

Foldando Big Slick (AK)

Muita gente acha que o Big Slick é uma mão inteiramente confiável pra se pagar um raise ou até mesmo um all-in. Mas isso é um ledo engano, caros leitores. Que é uma mão fortíssima, não há dúvidas. Mas temos que saber o real valor dela. já de cara, o mais importante é saber que ela já é perdedora pra qualquer parzinho, inclusive o mísero par de 2. É lógico que dificilmente vc verá numa mesa uma disputa entre par de 2 e AK. Por quê? Pelo simples fato de que numa mão como AK, o jogador dá geralmente um raise considerado e até mesmo um reraise. Coisa que raramente acontecerá com um 22. É aí que começam as armadilhas. Um AK pode parecer uma mão mais forte do que realmente é. O meu conselho pra se jogar AK é sempre dar raise, se ninguém tiver subido. Se alguém tiver subido, convém dar um reraise pra tentar isolar esse adversário. Mas se tal adversário põe vc em all-in, então há que se pensar vários fatores. Por exemplo, quantos jogadores pagaram o seu raise; qual a sua posição; como o jogador que foi de all-in vem jogando; se esse all-in vai te comprometer muito e assim por diante. Analisado tudo isso, vc deve ver se vale à pena pagar esse raise tão alto.

Vou contar a vcs o que aconteceu comigo em 2 mãos jogadas com AK, essa semana num torneio na Fepep. Eu estou de UTG com cerca de 11K em fichas. Os blinds são de 150/300. Como sou o primeiro a falar, disparo 4x o BB e coloco na mesa 1200. Outros 3 jogadores pagam e a ação vai pro meu amigo Thiago Brito no botão. Ele sem hesitar vai de all-in com cerca de 7500 fichas. Os blinds foldam e a ação volta pra mim. Olho pro meu stack e para as cartas. Tenho um Big Slick, mas será que essa mão está vencendo? Pelo fato de 4 pessoas terem colocado 1200 à sua frente e ele rapidamente vir de all-in, o pus em um par alto. Se ele tivesse AA ou KK, eu estaria em apuros. Ele tendo QQ, eu poderia ter uma chance maior de ganhar pq estaríamos num coin flip, as mesmas chances de um cara ou coroa. Se eu fosse de all-in e ganhasse saltaria de 11000 para 22550 e estaria muito bem posicionado no torneio. Porém, se eu perdesse, me restariam apenas 3500 ou até menos caso um dos que pagaram o raise inicial entrassem também e tivessem um stack mais alto do que Thiago, coisa que eu infelizmente não reparei pq estava de olho em Thiago. Preferi foldar essa mão e esperar por uma outra situação mais conveniente pra poder jogar com AK. Após a minha saída, outros 2 saíram e o cutoff pagou com 66. Fico um pouco chateado quando vejo um A no flop, mas um 6 no turn dá a mão ao cutoff. Vcs devem estar se perguntando sobre a mão de Thiago. Ele mostrou um QQ e eu vi que estava certo na minha leitura. Não iria pra um coin flip ou até pior, caso ele tivesse um AA ou KK e arriscar o meu torneio, numa situação dessas.

Algumas mãos depois eu venho com AK de novo e uma pessoa à minha direita depois de alguns terem entrado de limp anuncia all-in. Ele tem cerca de 4000 fichas e eu dou o meu all-in por cima. Pq dessa vez eu joguei diferente? Pq o notei q esse jogador estava shortstacked e queria roubar os blinds. Além do mais, ele estava jogando muito loose. Coloquei-o com uma mão sólida, mas perdedora para o meu AK. E fui de all-in pra espantar outros pagadores. E de fato eu estava certo na leitura. Ele mostra 98 de paus e eu fico esperando pra ganhar a mão. Mas um 9 no flop e nada no turn e no river, e ele leva a mão. Não me chateei muito com o resultado, pq sei q em 70% das vezes q ele fizer isso, eu vou ganhar e tb pq a minha leitura foi corretíssima nos dois casos. Espero que vcs tb possam prestar atenção na informação que a mesa está lhe dando.

Abraços

Logan

2 comentários:

Thiago "Don_corleonebr ft" Lucena disse...

Bela demonstração. Só corrigindo, AK vs 98 você tem 60%.

Wolverine disse...

Ok, Mizera, foi um errinho matemático mas tudo bem. Valeu pelo comentário.

Logan