quinta-feira, dezembro 21, 2006

Tradução do Super System- Parte 2

Agora vamos continuar com a tradução do Super System. Houve gente no Orkut falando mal de mim, mas o site Planeta Poker, meu parceiro, correu logo pra me defender. Muito obrigado a todos que fazem parte dele. Mas vamos ao q interessa: a tradução do Super System. Hj tem algumas palavras q eu não consegui traduzir dentro de umas frases, afinal de contas, meu inglês não é tão bom assim. Mas se alguém puder me ajudar, serei grato eternamente. Bem, deixemos de mais delongas e entremos no q interessa: a tradução. Aqui está.


Preste atenção... e será recompensado
Concentre-se em tudo quando você estiver jogando. Assista e escute... Lembre-se de que você tem que fazer ambas as coisas e relacioná-las. Você escuta o que seu oponente diz, mas assiste o que ele está fazendo independentemente do que ele fale porque muitos jogadores falam "loose" e jogam "tight", e pouco depois eles reverterão isso em você. Você observa um homem toda vez em que ele está envolvido numa mão. Você o julga todo o tempo. Este é o jeito de saber tudo sobre ele e os seus movimentos.
Se você não está aprendendo por observar e escutar, você pode criar sua própria oportunidade. Tente blefar pra cima dele na 1ª boa oportunidade, veja se ele te pagará (call) ou não, qual o tipo de mão que ele pagará e qual o tipo de mão que ele jogou fora. É claro que qualquer pessoa com um pouco de senso tentará te impedir de lê-lo. Mas você ainda pode observá-lo porque é muito, muito difícil para um homem esconder seu caráter.
Os verdadeiros sentimentos de um homem vêm à tona numa mesa de Poker
Você verá advogados inteligentes jogando poker e dando risada como se ainda fossem crianças. E os problemas de um homem podem ser deixados para trás por enquanto, também.
Assista um jogo de bola com um homem quando ele estiver apostando muito dinheiro nisto. Você aprenderá qual o tipo de temperamento que ele adquire, e o quanto ele pode ficar desapontado. É do mesmo jeito com o poker.
Se você quer usar o poker como teste de caráter, somente para aprender sobre os homens com quem você negocia longe da mesa de poker, seria um teste revelador. ( Linha não traduzida: As a matter as fact, isn't that what a lot of friday night Poker games between business acquaintances are really all about? Size them up at the friday nigth poker sessions... and then take advantage of them during the next business week.)
Isto nos traz a outra sutileza de pôquer.Nem todo o mundo que você vai jogar contra pensa do mesmo jeito que você. Quase todo o mundo quer ganhar, mas eles esperam ganhar de maneiras diferentes.
Jogue agressivamente, é o modo de vencer
Há um tipo de jogador de poker muito bom, um que entra na World Series of Poker todo ano, que tem um talento para entender exatamente qual a sua mão. Mas quando ele decide que você está segurando que um par de valetes (no Texas Hold'em) e a própria mão dele não baterá os valetes, ele tentará fazê-lo jogar fora sua mão.
Pra mim, isso não é ser agresivo... é ser estúpido. Às vezes dá trabalho, mas você deveria aventurar seu dinheiro quando você pensa que seu oponente adquiriu uma mão boa? Deixe-o ganhar o pote e espere até que você pense que ele não tem uma mão boa. Isto é, quando você pode blefar e jogá-lo pra fora do pote. Ou espere até o momento em que você realmente possa batê-lo.
Todo o mundo no poker pensa que sabe o que um jogador tight (conservador) é, mas eu vou definir isto novamente porque muitas pessoas confundem o termo "tight" com "sólido."
Tight (conservador) significa conservador. Um jogador tight (conservador) é um jogador que está quase todo o tempo tight (conservador). Mas um jogador sólido é um jogador que está tight para entrar em um pote em primeiro lugar. . . mas depois que entra no pote, ele se torna agressivo.
A propósito, a maioria dos jogadores bons é sólido.
O oposto do jogador tight (conservador), como você pode imaginar pelo nome, é o jogador solto (Loose). Ele jogará a maioria dos potes. Freqüentemente ele será bebido. Você precisa de paciência pra jogar com ele, e se exige uma mão boa para apostar porque ele o chamará com mãos extremamente fracas.
O oponente perfeito para enfrentar é o Calling Station. Ele é parecido com um jogador solto (Loose) bêbado, mas ele raramente aposta. Mas na maioria do tempo, ele pede mesa ou paga. E se você puder bater um homem que sempre pede mesa (check) com você, pode bater qualquer um.
Jogadores tímidos jamais vencem em High Satkes Poker (Poker de Altas Apostas)
Como você aprenderá, eu (Doyle Brunson) não me encaixo em nenhuma dessas categorias clássicas. Eu (Doyle Brunson) tenho a reputação de ser um jogador muito agressivo com uma tendência defintiva para estar no lado solto (Loose). Mas, apesar da minha agressividade e da minha soltura, exercito sempre uma quantia considerável de julgamento sempre que eu jogo.

3 comentários:

Marcos Silva disse...

Ae, qualquer coisa com inglês e poker é só falar comigo: marcossilvamsblog.blogspot.com ou marcossilva.com@gmail.com; estou me mudando para a Flórida neste ano não só por causa da medicina mas também para ficar mais próximo dos principais (e melhores) torneios de poker do mundo; e também, já estava na hora de alguém fazer uma tradução de toda essa enorme literatura do poker, que é apenas disponibilizada em inglês na internet. Parabéns pela iniciativa!

Marcos Silva disse...

Aí vai a tradução daquele trecho do post: Aliás, não é para isso que servem os jogos de sexta à noite entre homens de negócios? Veja como se comportam na mesa de poker... e depois tire vantagem deles durante a semana.

Tiago disse...

Obrigado pela tradução. Valeu.
Jogar Poker